quarta-feira, 26 de junho de 2013

Globo terrestre virtual mapeia posts de protestos via Twitter e Instagram

Hashtags de manifestações são mapeadas em tempo real no mundo.
‘Sodet Change Brazil’ foi criado por agência digital em Recife (PE).

Do G1, em São Paulo

Globo terrestre virtual mostra origem de protestos no mundo todo, via Twitter e Instagram. (Foto: Reprodução/Sodet)






















Globo terrestre virtual mostra origem de protestos no mundo todo, via Twitter e Instagram. (Foto: Reprodução/Sodet)


A cada post no Twitter ou no Instagram sobre as manifestações que acontecem em todo o país, um ponto luminoso, em uma das cores da bandeira nacional, é marcado em um globo terrestre virtual. O ‘Sodet Change Brazil’ (veja aqui) foi a forma encontrada pelos desenvolvedores da agência digital brasileira Sodet de mostrar o mapa dos protestos publicados no mundo todo.

 “Resolvemos publicar essa ferramenta, em especial, para ajudar as pessoas também a entenderem um pouco mais do comportamento coletivo”, explica Ana Barroso, sócia da agência, ao G1.


A ferramenta foi criada voluntariamente pela equipe de desenvolvedores da empresa, em três dias, no escritório de Recife (PE), com base em dados abertos e públicos de redes sociais. “A iniciativa foi bem espontânea, veio de dentro da equipe que já estava observando o que emergia nas redes, mas buscava uma forma mais contextual de apresentar os dados, criando algum significado mais tangível. Após as manifestações da segunda-feira, foi pensado, desenhado e programado em versão alpha na terça e na quarta já estava no ar”, conta.
Mapa mundi de hashtags de protestos, compatível com o navegador Google Chrome, pode ser movimentado e ampliado com o mouse. (Foto: Reprodução/Sodet)Mapa mundi de hashtags de protestos, compatível com o navegador Google Chrome, pode ser movimentado e ampliado com o mouse. (Foto: Reprodução/Sodet)
O Twitter e o Instagram foram as fontes de informação escolhidas por conta da “capacidade de viralização através das hashtags e, claro, disponibilidade de geolocalização do conteúdo”, explica a sócia da agência.

Os principais termos que alimentam a ferramenta são #protestorj,
#protestosp, #ChangeBrazil, #PrimaveraBrasileira, #oGiganteAcordou, #changeBrazil, #MudaBrasil e #OGiganteFoiPraRua. As hashtags mais comentadas são, em ordem decrescente, #vemprarua, #oGiganteAcordou, #ChangeBrazil, #protestorj e #protestosp.

Nesta versão inicial, o globo possui a opção de zoom in e zoom out e gira em seu eixo. Basta utilizar o scroll do mouse para aproximar-se e distanciar-se dos pontos no globo. Na lateral direita, ao lado do globo virtual, são exibidas listas de fotos e tuítes relacionados aos protestos, atualizados em tempo real.

“Pelo fato de ser um protótipo, a melhor maneira de visualizar o globo é no Google Chrome, mas sabemos que também pode ser visualizado na maioria dos browsers para desktop”, informa Ana.



A equipe da agência pretende incrementar a ferramenta, considerando dados de outras redes sociais e novas funcionalidades. “Nosso objetivo agora é evoluir essa base que foi criada de maneira incremental, adicionando profundidade na navegação, filtros, mashups, melhorando a usabilidade, adicionando funções. As possibilidades são muitas”, projeta Ana.

FONTE: 
http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário